segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Padre Djacy faz apelo dramático aos Professores Universitários em Greve

Padre Djacy faz apelo dramático aos Professores Universitários em Greve
“Estou desesperada, revoltada com essa greve que não termina”.

“Padre, três meses em casa, de braços cruzados, nem estudo, nem emprego”.

“A cada dia que passa, vou ficando estressado, triste, sem graça. Essa greve já passou dos limites, já está fazendo a gente perder até a esperança na vida”.

Uma mãe me falou: “meu amigo padre, meus filhos estão em casa, chateados, magoados, tristes, desesperados com essa greve sem fim. Eu, como mãe, não suporto ver meus filhos sofrendo tanto”.

Outra mãe: “aluguei um apartamento para minhas duas filhas. Veja o que acontece: minhas filhas em casa, e eu pagando o aluguel. Estou revoltada, muito revoltada”.

Uma jovem universitária me falou: “padre Djacy, estou perdendo a esperança de concluir meu curso e de arrumar um emprego. Minha vida, por causa dessa greve, vai ficando escura, estou vendo a hora pegar uma depressão”.

Após ouvir alguns universitários sertanejos, especificamente do Vale do Piancó, manifestando seu desespero, seus tormentos, seu pessimismo e revolta, resolvi, na condição de cidadão e pastor, fazer um humilde apelo aos heróis professores universitários.

Queridos professores grevistas das Universidades Federais do meu Brasil, da minha amada Paraíba, vocês têm todo meu apoio na sua luta por melhores condições de trabalho, por salário justo, digno, e outras reivindicações meritórias. Parabéns pela luta renhida. Porém, com quase três meses de paralisação, questiono o seguinte: é justo deixar milhares e milhares de estudantes sem aula? É justo, que nossos sofridos estudantes universitários fiquem em casa, parados, perdendo tempo, perdendo o entusiasmo pelos seus estudos e, o pior, perdendo a esperança de dar continuidade ou concluir o seu tão sonhado curso? É justo, senhores professores,que nossos estudantes se desesperem, percam o otimismo, a esperança, e entrem em estado de angústia, desespero, melancolia, depressão?

Senhores professores, o governo federal já lhes apresentou várias proposta de  aumento salarial e outras efetivas soluções, então, por que não parar com essa greve  que, indubitavelmente, está causando desespero e revolta à classe estudantil e à sua família? Por que não encerrar essa greve (justa) e dá um tempo ao governo para que o mesmo estude a viabilidade de apresentar-lhes outra contraproposta satisfatória? Será que não chegou a hora de pensar nos sofrimentos dos alunos, de sua família e da própria sociedade? Será que não chegou a hora de pensar nas terríveis conseqüências que essa greve está causando na vida dos pobres estudantes? Lembrem-se, senhores professores, essas conseqüências terão suas marcas profundas, indeléveis, na história acadêmica e profissional dos nossos heróis estudantes.

Numa luta reivindicatória, não podemos priorizar somente a razão, mas o coração, também. Por isso, pergunto-lhes: não chegou o momento de deixar o coração ou a sensibilidade falar, agir, para o bem da própria categoria e felicidade dos estudantes?

Senhores professores, vocês são formados, a maioria com mestrado, doutorado. Todos, que benção, com seus empregos garantidos. Sonhos realizados! Agora, peço-lhes, até pelo o amor de Deus: pensem nos pobres estudantes que ainda, coitados, com muito sacrifício, dificuldades, batalham para concluir seu curso tão sonhado. E o pior, seus professores, terão que enfrentar uma luta renhida, desigual, cruel, para conseguir seu lugar no mercado de trabalho. Se conseguirem, claro, será um MILAGRE.

Senhores professores, entendo a situação de vocês, aliás,repito,têm meu incondicional apoio, mas, por favor, com a sensibilidade que lhes é inerente, façam uma reflexão e tomem a melhor decisão: a decisão de voltar às salas de aula. Só assim, a esperança, a alegria, o entusiasmo e a felicidade voltarão a reinar nos corações dos queridos acadêmicos. E o Brasil agradecer-lhes-á.

Padre Djacy Brasileiro, em 13 de agosto de 2012

E-mail: padredjacy@hotmail.com

Twitter: @padredjacy

Nenhum comentário:

Postar um comentário